top of page
Nenhum tag.
Tags
Destaque

Está valendo a pena?


A vida nem sempre é simples, carregada de escolhas e renúncias e a utopia de um hipotético futuro. São tantos acontecimentos, idas e vindas, que logo um livro sobre esses temas, poderá ser escrito. Nunca sabemos se a escolha que estamos tomando é a correta ou não. “Caso ou compro uma bicicleta?” Compro uma bota nova ou um aquecedor este mês? Saio tomar uma cervejinha ou fico em casa estudando? Leio um livro ou assisto a um filme? Faço um passeio ou fico por casa descansando? Dentre tantas grandes e pequenas decisões a serem tomadas, às vezes até mesmo diariamente.

Outro dia, tive oportunidade de conversar com uma senhora de mais de 90 anos, que me contou entusiasmada alguns “casos”, como o de um admirador que teve quando ainda jovem, aos aproximados 14 anos de idade. Ele propusera na época um casamento, mas ela por se considerar jovem e cheia de outros desejos, decidiu por não partir. Mas que ele carrega a curiosidade de saber como ele está hoje e se ainda lembra da proposta “comercial” feita a ela. O que teria sido dessa senhora? Que futuro teria ela trilhado se teria decidido partir com ele?

Tudo na vida é uma questão de prioridade. Ora minha prioridade pode ser a aquisição de um bem material, ora a realização de uma viagem, mas pode ser também um investimento profissional e/ou pessoal ou planos da construção de uma família. O que hoje é prioridade, pode não ter sido dois/cinco/dez anos atrás, novos desejos e buscas podem sempre surgir em nossas vidas.

Não podemos nos culpar por nossas escolhas, elas foram tomadas segundo as expectativas de cada momento. Às vezes podemos não ter nos contentado com determinados resultados, mas acredita-se que são experiências e agradecimentos, pois estão sempre agregando algum conhecimento. Eles foram os responsáveis de estar vivendo hoje, uma nova caminhada, que começou há pouco tempo, mas que já apresenta lindos desafios. A senhora pode estar curiosa em ter notícias do antigo admirador, mas não se culpa da vida que escolheu para ela. Como já dizia Fernando Pessoa: “Tudo vale a pena quando a alma não é pequena”.


bottom of page